Trata de assuntos relacionados à Bíblia – livro sagrado que é a base confiável da Teologia. O conteúdo desta disciplina leva o aluno a uma melhor compreensão das Sagradas Escrituras, como a Palavra de Deus revelada ao homem. Os temas abordados são: Características sobrenaturais da Bíblia; A formação do cânon bíblico; Os períodos do AT e do NT; Os livros do AT e do NT, e seus respectivos autores e temas.
Neste manual, o aluno estuda sobre a origem do Universo, do homem e de tudo o mais que Deus criou; a queda do homem; o Dilúvio e suas consequências; o surgimento do povo escolhido de Deus; a vida e a missão de José apresentado como um tipo de Cristo; a saída dos israelitas do Egito sob a liderança de Moisés; as instruções e leis que norteariam a vida do povo de Deus; e o culto religioso dos hebreus.
Esta coleção de 12 obras registra 1.000 anos de história da nação de Israel que vão desde sua entrada na Terra Prometida até o seu retorno do cativeiro. Nesta matéria, o aluno estuda temas fascinantes como: a conquista de Canaã, o período dos Juízes, o Reino unido sob a monarquia de Saul, Davi e Salomão, o Reino dividido, os 70 anos do cativeiro babilônico e o retorno dos israelitas à sua terra natal.
Este manual aborda cinco livros bíblicos do AT que também dividem-se em: Livros Devocionais (Jó, Salmos e Cantares) e Livros Didáticos (Provérbios e Eclesiastes), sendo que há ainda uma classificação para os livros de Jó, Provérbios e Eclesiastes como Livros de Sabedoria. Essas produções literárias destacam questões relacionadas ao dia a dia da vida com Deus para uma caminhada de fé.
Os três Profetas Maiores estudados nesta matéria tratam sobre: mensagens de santidade e juízo iminente do Senhor; falam não só de juízo e condenação, mas de esperança, anunciando a substituição da antiga aliança por uma firmada em novas bases de intimidade; apresentam duras mensagens de juízo a Israel e às demais nações, e de grande restauração de Israel por meio de um remanescente fiel.
Os doze Profetas Menores estudados nesta disciplina compõem a última seção do AT. O aluno verá que este conjunto de livros proféticos representa raras pérolas da vasta literatura veterotestamentária, e seu conteúdo é recheado de termos como: o Dia do Senhor; o justo viverá pela fé; e a justiça de Deus, dentre outros, sendo extremamente profundo e relevante no estudo da história do povo de Deus.
Esta matéria leva o aluno a viajar pelo tempo em que Jesus esteve exercendo o seu ministério na terra. Os quatro Evangelhos registram muito do que Cristo fez e ensinou, enquanto esteve com seus discípulos, como, por exemplo, os milagres que Ele operou, a forma como nos ensinou a orar, as lições que nos deixou, as curas que realizou e suas palavras de ânimo para que vencêssemos nossas lutas.
A segunda obra literária escrita por Lucas tem como objetivo retratar o cumprimento da profecia sobre a descida do Espírito Santo e a capacitação dos discípulos de Cristo para testemunhar das boas novas da salvação. O aluno estuda nesta disciplina sobre o surgimento da Igreja, seus primeiros desafios, as expedições missionárias iniciais, e o avanço de um povo que crescia e se multiplicava por várias regiões.
Romanos e Gálatas se constituem no grande tratado teológico de Paulo, onde o apóstolo trabalha temas como: a justificação do crente pela fé e a liberdade em Cristo. O aluno estuda sobre a justiça de Deus, a fé centralizada em Cristo, a questão do pecado, a Lei e o plano divino para judeus e gentios, a justificação pela fé com foco no combate do ensino dos judaizantes; e a salvação pela graça, mediante a fé.
1 e 2 Coríntios são grandes intervenções de Paulo para corrigir práticas equivocadas em uma igreja local. Assim, esta disciplina trata sobre questões relacionadas a desvios comportamentais, problemas conjugais, questões de imoralidade, mau uso dos dons espirituais, e o sofrimento do apóstolo no exercício de suas atividades, dando ênfase à revelação do Evangelho que recebeu diretamente de Cristo.
Nesta disciplina, o aluno estuda sobre o maior tratado eclesiológico do NT, destacando: a edificação do corpo de Cristo; atitudes de gratidão; compêndios de cristologia; a segunda vinda de Cristo e a manifestação do anticristo; o combate aos falsos ensinos; e, por fim, estímulo ao amor cristão e ao perdão. As epístolas revelam muito da vontade de Deus para a vida do crente, de seus líderes e da igreja.
Esta é uma carta profunda e confrontadora. Seu conteúdo é diferenciado, destacando a superioridade de Cristo em Seu sacerdócio; e o confronto da mentalidade daqueles que estavam abandonando a vida cristã para se voltarem às práticas vazias do Judaísmo. A carta serve como ponte entre o AT e o NT, bem como a melhor base para a compreensão do Livro de Levítico e vice-versa.
Nesta disciplina, o aluno estuda sobre instruções para o viver cristão diário; encorajamento para se enfrentar os desafios da vida; estímulo para viver como verdadeiros discípulos de Cristo; conceito de juízo e da necessidade de se combater os falsos ensinos e heresias; a importância da hospitalidade; o combate à arrogância espiritual; e o estímulo para que os crentes permaneçam firmes na fé, entre outros assuntos.
Este manual aborda os livros Daniel e Apocalipse, destacando pontos fascinantes como: os sonhos de Nabucodonosor; as visões de Daniel sobre o presente e o futuro; as cartas às sete igrejas da Ásia; a visão dos selos e das trombetas; o embate de Deus e Cristo contra Satanás; as profecias sobre a vinda de Cristo, incluindo os fatos que antecederão e sucederão tal evento; e os novos céus e a nova terra.
Esta matéria cobre apenas a primeira parte do estudo (a segunda parte é estudada no Ciclo II) e abrange desde o Pentecostes até a Reforma. Apresenta pontos como: as primeiras perseguições; as condições sociais e políticas da época; o surgimento dos movimentos heréticos; os chamados “Pais da Igreja”; os dias de Constantino; a Idade Média; e, finalmente, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero.
O aluno estuda nesta disciplina sobre o significado da Homilética e suas principais regras; e mais: os fundamentos de um sermão e seus diferentes estilos; como preparar um sermão; como elaborar um tema para a mensagem; subsídios para a apresentação do sermão etc. Este assunto é importante para uma boa apresentação e uma comunicação eficaz entre o pregador e os ouvintes da Palavra de Deus.
A origem e a história das principais religiões mundiais, bem como as refutações bíblicas são trabalhadas nesta matéria, além de os pontos mais importantes do que pregam os maiores grupos religiosos, como: o Catolicismo, o Islamismo, o Budismo, o Hinduísmo, as Testemunhas de Jeová etc. Com subsídios extraídos das Sagra- das Escrituras é possível combater as práticas contrárias à Palavra de Deus.
Evangelização é o objetivo principal da Igreja na terra. Não há como pensar em outra atividade da Igreja sem, antes, cumprir o “ide” de Jesus. Nesta disciplina, o aluno estuda sobre o evangelismo nos âmbitos: local, nacional e transcultural; o evangelismo pessoal e o evangelismo em massa; bem como outros assuntos relacionados diretamente a esta nobre tarefa da Igreja.