Apresenta as Sagradas Escrituras (AT & NT) como uma grande, única e abrangente narrativa revelada progressivamente por Deus, e que todas as dimensões da realidade, cintando a verdadeira história do nosso mundo, a partir dos tradicionais pilares da Teologia Bíblica: Criação, Queda, Redenção e Glorificação.
Teontologia e Angelologia como disciplinas da Teologia Sistemática. Trata de falar sobre Deus a partir da sua revelação, em consonância com fontes de bons e grandes teólogos que trabalharam temas como os atributos de Deus, a Trindade e os anjos.
O estudo crítico, metódico e sistemático da Pessoa e obra de Jesus Cristo como uma das doutrinas fundamentais da Teologia Sistemática, subdividida em duas partes: a Pessoa de Cristo e a obra de Cristo. Aborda a preexistência de Cristo, o cumprimento das profecias sobre Sua Encarnação, Suas naturezas divina e humana, Sua vida, missão, morte, ressurreição, ascensão, etc.
Apresenta a compreensão bíblica, por meio da Teologia Pentecostal Clássica, sobre o Espírito Santo, desde suas manifestações no AT, Deidade, representações, obras, a questão do batismo no Espírito Santo, os dons espirituais, o poder para vencer o mal, entre outros assuntos.
Apresenta as principais linhas de desenvolvimentos éticos da História (filósofos clássicos e contemporâneos), e a problemática da ética cristã entre arminianos e calvinistas, visando o aprofundamento da relação entre a Soberania de Deus, responsabilidade humana e reflexões sobre determinismo e livre arbítrio, além de questões do cotidiano como família, sexualidade, etc.
Aborda questões relativas à Criação do homem, suas relações consigo mesmo, com o outro e com seu Criador. Além disso, demonstra como o pecado afetou a natureza humana, e consequentemente, todas as suas relações. São submatérias da Teologia Sistemática.
A arte e a ciência de interpretação da Bíblia. Mostra conceitos práticos da interpretação bíblica e fornece ferramentas e recursos que visam ser úteis para o estudante das Escrituras. Apresenta argumentos usados pelos céticos quanto à confiabilidade da Palavra de Deus e um alerta sobre hermenêuticas tendenciosas em suas interpretações da Bíblia.
Trata-se o que chamamos de a doutrina-chave da Bíblia: a Salvação. Nesta matéria são estudados os 4 aspectos da necessidade de salvação do homem: sua culpa perante a lei de Deus, sua morte espiritual, sua alienação diante de Deus e sua escravidão pelo pecado. Aborda temas como justificação, regeneração, adoção e santificação.
Trabalha do corpo de Cristo, a Igreja. Este estudo aborda a ekklesia de modo simples e bíblico, aprofundando-se paulatinamente nos mais variados temas propostos, de maneira que se possa conhecer, experimentar e saber como se deve proceder na casa de Deus.
Cobre a segunda parte do estudo sobre a história da Igreja, indo desde a Reforma Protestante até os dias atuais. Apresenta pontos de grande relevância como: o surgimento, a organização e o desenvolvimento das primeiras atividades missionárias em todo mundo, e o estabelecimento do evangelicalismo no Brasil.
Foca as missões transculturais, analisando como o evangelho se expandiu no mundo sob a ação do Espírito Santo, a situação atual da evangelização, as diferentes estratégias de trabalho missionário, a situação atual da tradução da Bíblia para outros idiomas, o drama da perseguição aos cristãos, o papel do cristão face à Grande Comissão, e os desafios atuais da missões transculturais.
Trabalha o tema o pentecostalismo clássico como o movimento cristão evangélico que dá ênfase especial na experiência direta e pessoal de Deus através do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas, e a manifestação dos dons do Espírito Santo na vida do crente.
Expõe as técnicas e métodos que visam a compreensão adequada das Escrituras. A matéria oferece uma ampla gama de abordagens hermenêuticas, a fim de que o intérprete possa lançar mão e efetuar uma exegese bíblica sadia.
Trata da doutrina das últimas coisas, isto é, dos eventos por acontecer, de acordo com a Bíblia, como a morte, a ressurreição e a 2ª vinda de Cristo, e o final dos tempos, o juízo final e o estado futuro.
Apresenta a integração e o discipulado como duas áreas do ministério cristão que caminham juntas e exercem papel de extrema importância na permanência do novo convertido na igreja; trabalha a integração como o ato de incorporar o novo convertido no convívio da igreja local e o discipulado como o estudo em busca de resultados que produzirão cristãos firmados na fé.
Visa providenciar recursos para capacitar o cristão a ser mais efetivo como conselheiro biblicamente embasado. Trata temas como: interação entre oração, fé, cura e meios de tratamento; problemas emocionais; dependências e vícios; e os mais diferentes problemas interpessoais.
Aborda a origem e a história dos principais movimentos heréticos mundiais, bem como as refutações bíblicas, além de os pontos importantes do que pregam os maiores grupos como: Testemunhas de Jeová, Adventismo, Mormonismo, Maçonaria, etc.
Aborda a investigação acerca das questões relativas à estrutura da Criação a fim de explicá-las sistematicamente, provendo o conhecimento digno de confiança por meio da reflexão filosófica, satisfazendo o anseio pela busca da verdade, tendo como partida e chegada o próprio Cristo.